← Back Published on

UX Writing Challenge

O UX Writing Challenge é um desafio diário que você recebe via e-mail. A cada dia, propostas de criação textual (e suas limitações de caracteres!) chegam a quem se inscreve, dando um panorama dos tipos de produções que um UX Writer se depara profissionalmente.

Decidi me inscrever nele e agora apresento a primeira parte do meu UX Writing Challenge (desafios 1 a 5). Preciso frisar que não sou designer, de maneira que o foco aqui é o texto.

Dia 1: cancelamento de voo

Avaliei como importante acalmar a pessoa usuária após uma informação impactante como o cancelamento de um voo. Ofereço uma solução rápida para o problema (a reserva no voo seguinte) e deixo-a livre para escolher outra opção que se encaixe em seu perfil de viajante.

Dia 2: tela inicial de app esportivo

Para esse desafio, escolhi o esporte número 1 do Brasil, o futebol. Consultando boleiros e atentando para os parâmetros do desafio, achei interessante sumarizar em tópicos os elementos atraentes à pessoa usuária.
Assim, nos botões, há a opção de já começar a navegar de forma personalizada (Escolher meu time) ou de forma a ter uma visão geral do que o app oferece (Pular).

Dia 3: indicação de e-mail incorreto

Esse desafio foi feito em cima de um aplicativo real, o Ramsons Mais, voltado aos funcionários das Lojas Ramsons, de Manaus (AM).

Por isso, ao invés de informar que o e-mail digitado para login está incorreto, a mensagem se refere ao número de matrícula do funcionário. Achei relevante também informar onde encontrar tal numeração e como digitar o CPF de forma a ser reconhecido pelo app.

Outra adição é a frase amigável de título, uma vez que a comunicação interna da Ramsons geralmente tem esse tom.

Esse é o original:

E essa é a proposta que eu produzi:

Dia 4: oferta de assinatura de café delivery

Aqui, optei por um texto mais argumentativo, que apresenta as vantagens da praticidade do serviço.
O tom, porém, é mais simpático que incisivo; afinal, estamos falando de uma bebida que dialoga bastante com a identidade nacional. O toque final é a referência ao viral do velhinho do café.

Dia 5: mensagem de conteúdo salvo após desligamento repentino de app

Aqui, minha opção foi por um texto "sem firulas", bem direto. O motivo é o seu contexto de uso indicado no desafio: o smartphone da pessoa usuária desliga abruptamente enquanto ele utilizava o app e ela não sabe se o conteúdo produzido foi salvo ou não.
Há ainda a opção de criar um novo documento, caso a pessoa usuária avalie que a tarefa prévia está completa (e salva, como a informamos na mensagem) e que precisa começar uma nova.

Dia 6: alerta de incêndio

Nessa proposta, trabalhei uma informação clara e direta, mas que também apresenta uma alternativa para contornar o problema da impossibilidade de passagem pela via.




Dia 7: mensagens sobre andamento de partida de futebol

Concisão é a palavra-chave dessa proposta, para que a pessoa usuária tenha a informação que deseja de forma discreta.

Dia 8: aviso de show na região em que a pessoa usuária vive

Nesse desafio, a gratuidade impulsiona o gatilho no microcopy, com o ghost button acompanhando o visual mais sóbrio sugerido.



Dia 9: renovação de dados do cartão de crédito

Achei interessante dar à pessoa usuária, nesse desafio, a escolha entre atualizar dados do cartão ou selecionar um outro. O motivo: ambas levam a uma solução do processo no fluxo do app sem serem redundantes.



Dia 10: captação de CEP

A coleta de dados da pessoa usuária geralmente é algo chato para ela, então essa proposta conta com um microcopy que aguça a vontade dela para dar essas informações. Assim, a praticidade na hora de encontrar o veículo é o que ganha destaque.